• 115 / 0800 723 0300 / 0800 317 0708
  • (47) 99771-8115
  • (47) 2105-1797
AUTOATENDIMENTO
  • A EMPRESA
    • A Companhia Águas de Joinville
    • História
    • CAJ em dados
    • Governança
      • Estrutura Organizacional
      • Composição acionária
      • Conselhos, comitês e diretoria
      • Atas
      • Estatuto Social, Contrato de Concessão e Lei de Criação
      • Relatórios
      • Políticas
      • Conduta ética
      • Publicações
    • Mapa de expansão
  • SERVIÇOS
    • Água
    • Esgoto
    • Faturas
    • Cadastro
    • Reclamações e ressarcimentos
    • Cancelamento de Serviços
    • Orientações e manuais
    • Viabilidade Técnica e Projetos
    • Clientes Eventuais
  • NOTÍCIAS
    • Portal de Notícias
    • Avisos de desabastecimento
    • Audiências Públicas
    • Agenda
  • FORNECEDORES
    • Licitações
    • Portal do Fornecedor
    • Documentos e Manuais
  • SUSTENTABILIDADE
    • Relatórios de Sustentabilidade
    • Educação ambiental
    • Análises de água e esgoto
    • PSA – Programa Águas para Sempre
    • PROSAJ
    • Joinville Bem Tratada
    • InovaCaj
  • PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
    • Auditoria e Prestação de Contas
    • Gestão de Pessoas
    • Informações classificadas
    • INFORMAÇÕES FINANCEIRAS
    • Legislação Aplicável
    • LICITAÇÕES E CONTRATOS
    • Normas Internas
    • Projetos e Obras
    • Recursos Financeiros
      • Convênios
      • Recursos Recebidos do OGU
      • Recursos repassados à Agência Reguladora
      • Recursos repassados ao Fundo Municipal do Meio Ambiente
    • Serviço de Informação ao Cidadão
      • Relatórios estatísticos anuais da Ouvidoria
  • CONTATO
    • Fale Conosco
    • Unidades de Atendimento
    • Ouvidoria
      • Formulário de Ouvidoria
      • Consultar Protocolo SEI
    • Canal de Denúncias
      • Formulário de Denúncias
      • Consultar Protocolo SEI
Home»Cadastro»Transferir titularidade
Cadastro

Transferir titularidade

30/09/2025

Solicitação para transferir ou atualizar o cadastro do atual morador/proprietário da fatura de água do imóvel. Imobiliárias e Administradoras de Condomínios podem solicitar o serviço por meio do nosso canal de atendimento exclusivo. 

  • Quem pode solicitar
  • Como solicitar
  • Onde e quando fazer
  • Quanto custa
  • Qual prazo
  • Como funciona

Quem pode solicitar

  • A solicitação deverá ser feita pelo proprietário e/ ou morador do imóvel; 
  • Caso não seja o proprietário e/ou morador, é necessário apresentar procuração válida, com firma reconhecida ou com a apresentação do RG/CPF original do proprietário. A procuração poderá ser retirada junto ao nosso balcão de atendimento ou aqui; 
  • Imobiliárias/ Administradoras de Condomínios cadastradas no atendimento corporativo. Para se cadastrar, basta clicar aqui; 
  • Sócio administrador ou seu procurador, no caso de pessoa jurídica; 
  • Síndico ou seu procurador, no caso de condomínios. A procuração poderá ser retirada junto ao nosso balcão de atendimento ou aqui. 

Como solicitar

Presencialmente:

  • O cliente apresenta a documentação necessária (cópia) na unidade de atendimento;
  • Após a análise da documentação, a transferência é realizada, gerando formulário, declaração de responsabilidade e contrato para assinatura.

E-mail/ Formulário eletrônico:

  • O cliente envia a documentação necessária (cópia) por meio do formulário de solicitação on-line:
    • Para pessoa física;
    • Para pessoa jurídica.
  • Após a análise da documentação, a transferência é realizada e cliente recebe o protocolo da solicitação.

Documentação necessária

Para pedir o serviço, seja qual for o canal, o usuário deverá ter os seguintes documentos (cópia): 

Para transferência de PROPRIETÁRIO

  • O número da matrícula ou o número do hidrômetro;
  • RG e CPF do novo proprietário;
  • Selfie segurando o documento;
  • Documento público para comprovação de propriedade do imóvel (IPTU ou Registro Geral do Imóvel ou Escritura Pública ou Alvará de Construção); ou
  • Contrato de Compra e Venda assinado e o documento público em nome do proprietário anterior.

Para transferência de MORADOR

  • O número da matrícula ou o número do hidrômetro; 
  • RG e CPF; 
  • Contrato de Aluguel (com assinatura do titular/proprietário); ou 
  • Comprovante de residência oficial (fatura de energia elétrica, telefone, cartão de crédito, correspondências bancárias, extrato FGTS, IRPF, Demonstrativos do INSS ou SRF, etc.); ou 
  • Cadastro da Tarifa Social – Folha Resumo atualizada; ou 
  • Procuração do proprietário com firma reconhecida ou com a apresentação de cópia do RG/CPF do proprietário; ou 
  • Proprietário e morador presentes no atendimento presencial no ato da solicitação; ou 
  • Verificação de dados cadastrais (quando o cliente não apresentar documentos que comprovem a moradia no local); ou 
  • Certidão de casamento atualizada, caso o morador seja cônjuge do proprietário. 

Para transferência de RETORNO AO PROPRIETÁRIO (encerramento de contrato de aluguel)

  • O número da matrícula ou o número do hidrômetro; 
  • O locatário deverá apresentar a leitura atual do hidrômetro e documento que comprove a saída do local (caso o contrato de locação esteja ainda vigente) como documento de entrega de chaves ou distrato; 
  • Procuração do proprietário com firma reconhecida ou com a apresentação de cópia do RG/CPF do proprietário; 
  • Será gerada fatura antecipada e valores pendentes no sistema. 

Para transferência em caso de FALECIMENTO

  • O número da matrícula ou o número do hidrômetro; 
  • Cônjuge: apresentar Certidão de Óbito do titular ou Documento Público para comprovação de posse do imóvel (IPTU ou Registro Geral do Imóvel ou Escritura); 
  • Filho: apresentar certidão de óbito do pai/mãe titular da matrícula. Caso haja mais de um herdeiro, é necessário apresentar procuração assinada pelos irmãos, pelo menos 50% deles. 

Para transferência em caso de PESSOA JURÍDICA

  • O número da matrícula ou o número do hidrômetro; 
  • RG e CPF do sócio administrador; 
  • Cópia do Contrato Social; 
  • Procuração do sócio administrador com firma reconhecida ou com a apresentação de cópia do RG/CPF; 
  • Documento em nome da Empresa/Instituição. 

Para alteração de NOME DE CONDOMÍNIO

  • O número da matrícula ou o número do hidrômetro; 
  • RG e CPF do síndico/administrador; 
  • Procuração do síndico com firma reconhecida ou com a apresentação de cópia do RG/CPF; 
  • Ata do condomínio registrada em cartório; 
  • Cartão de CNPJ; 
  • Documento Público em nome do condomínio (IPTU, Escritura Pública, Registro Geral ou Auxiliar). 

Onde e quando fazer

CanalOndeQuando
PresencialUnidades de atendimento, mediante agendamento feito pela central telefônica 115 ou 0800 723 0300Segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, de acordo com o agendamento
E-mailFormulário eletrônico para pessoa físicaFormulário eletrônico para pessoa jurídicaTodos os dias, 24 horas. A solicitação será analisada em até 48 horas (úteis), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Nos casos de Imobiliárias e Administradoras de Condomínios, é possível realizar o serviço por meio do nosso canal de atendimento exclusivo para imobiliárias e administradoras de condomínios. Clique aqui para saber como.

Quanto custa

  • Este serviço é gratuito.

Qual prazo

  • A transferência requerida no atendimento presencial é finalizada no ato da solicitação do serviço. Para solicitações realizadas por e-mail, a confirmação da transferência ocorrerá em até três dias úteis. 

Como funciona

  1. O cliente apresenta/envia para a Águas de Joinville a documentação necessária para cada caso; 
  2. A Companhia realiza a análise da documentação. Presencialmente, a transferência é concluída no ato do pedido. Caso a solicitação seja feita via site ou e-mail, a confirmação é feita em até três dias úteis. 

Share. WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Telegram Email Copy Link

Notícias Relacionadas

Cancelamento de serviços

30/09/2025

Tarifa social para entidades beneficentes

30/09/2025

Substituição do registro

30/09/2025

Substituição da tampa da caixa-padrão

30/09/2025

Declaração de titularidade

30/09/2025

Atualização cadastral

30/09/2025
▶ Atendimento e Serviços ao Cliente ▶ Conheça a Companhia ▶ FATURA ▶ Licitações ▶ Meio Ambiente e Comunidade ▶ Operações de Água e Esgoto ▶ Portal da Transparência ▶ Regulação e Concessão ▶ Viabilidade Técnica e Declarações
  • Redes Sociais:
  • 115 ou 0800 723 0300
  • (47) 99771-8115
  • (47) 2105-1797

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

Accessibility Adjustments

Powered by OneTap

How long do you want to hide the accessibility toolbar?
Hide Toolbar Duration
Colors
Orientation
Version 2.5.1